Nossa História

Desde 1985 este retiro vem acontecendo durante o carnaval. Em
fase inicial tinha por objetivo reunir a juventude da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Santa Cruz) e suas capelas para um grande momento de confraternização e lazer, já que esta juventude não tinha por hábito participar das festividades carnavalescas. Eram na época cerca de 20 jovens.
          A cada ano aumentava o número de jovens que buscavam viver uma nova experiência neste período  tão marcado pela criminalidade, violência e luxuria.
          Com o passar dos anos a coordenação deste retiro começou a perceber que essa juventude chegava a este necessitada não só de uma convivência ou de lazer, mas traziam em seus corações, tristeza, traumas, ódio, amargura, magoas, incredulidade e diversos sintomas que resultavam em uma infeliz .
          A partir do ano de 1996, o retiro que era então de lazer adotou a espiritualidade carismática. Sua coordenação formada de membros ativos em um fenômeno chamado Renovação Carismática Católica (RCC).
          Em 1999, devido a grande procura de Jovens pertencentes a outras paróquias do vicariato oeste, o retiro passou a ser realizado em um ciep no município de Itaguaí, pois a paróquia já não comportaria o número de retirante previsto, pois chegou a o número de 409 participantes. Neste ano o retiro foi apoiado pela  Renovação Carismática Católica, sob a responsabilidade de seu diretor espiritual – Pe. Carlos Henrique, tendo a presença do Pe. Damião e dos então Diáconos hoje Padres Jorge Pereira Bispo e Sílvio Barros.
          No ano seguinte o retiro reuniu a juventude de vários vicariatos da Diocese de Rio de Janeiro, mantendo a média de participantes.
          No decorrer dos anos tivemos também o apoio do Pe. Marcus Vinícius, Pe. Robson,  Pe Marcos Andrade, e o então Diretor espiritual Pe. Silvio Kleberson.